A política do “pão e circo” era uma estratégia na antiga Roma para manter
o povo distraído da política e do governo. Distribuíam comida e davam
espetáculos gratuitos – mantinham um povo longe das revoltas.
Aqui no Brasil o futebol é oficialmente o Circo das quartas e domingos. A mídia espetaculariza o tema permitindo o acesso a todas as classes sociais – democracia pura – O tema, prende a atenção de maneira que a população esquece-se dos reais problemas para, enlouquecidamente, discutir a escalação do time, qual time é melhor no cenário, qual jogador é o melhor, se o técnico é bom ou não, enfim, futebol, mania nacional. Qualquer tema a ser discutido não tem a mínima importância diante da bola, jogadores e uma torcida.
2014 Copa do Mundo. Coincidência ou não as copas acontecem em anos de eleições para Presidente, governo do estado e legislativos. É só rever a história e lembrar que em 1970, governo Médice, enquanto uns protestavam pela liberdade de expressão (eram presos, mutilados ou mortos) outros, grande maioria, gritavam ignaros frente ao espetáculo inesquecível daquele Campeonato Mundial.
Mas, calma amigos leitores. Não se zanguem. Afinal de contas ser Brasileiro e não gostar de futebol é como não gostar de samba – bom brasileiro não é...
Será que estou sendo exagerada em relação à Copa?
Vejamos: no Brasil não existe corrupção, logo, não há nada pra se esconder de nossas atenções. No Brasil não há desigualdades sociais, logo, deixa a população assistir o jogo, que mal há nisso? No Brasil, muito diferente de Roma, não são necessárias medidas que iludam a população, posto que o bem-estar seja tão próprio do nosso povo... No Brasil, inclusive, quem caluniar que há problemas e dissabores sociais é nominado como oposição mentirosa... Aliás, neste Brasil censura é coisa que não existe...
Gostar de futebol saudavelmente, caros amigos, não tem relação com aceitar ser contribuinte de quantias milionárias para erguer verdadeiros coliseus para uma festa de 30 dias apenas.
Numa fala o Ex-Presidente Lula em 08 de agosto de 2012 disse o seguinte: “A população não está preocupada com isso (o mensalão). O povo está preocupado se o Palmeiras vai cair...” (palmas pra nós povo) Nós viventes desta terra onde a redonda bola do futebol nos hipnotiza ainda temos dúvidas do que o Governo acha da nossa inteligência?
Resta-nos assistir na TV as longas discussões sobre os times, sobre as escalações, sobre o juiz que apitou errado e o bandeirinha que não viu o lance... Inteligente não? Pra quê Discutir inflação, desmandos políticos, melhoria na educação, segurança pública, saúde, direitos que nos são negados? Pra quê discutir os reais e melhores candidatos das eleições deste ano? A maioria com peito estufado dirá – Política coisa pra gente ruim...
Antes de terminar quero dizer que também faço parte desta massa que tem um time do coração (Coxa Branca apaixonada)... Assisto o gol da semana... Sigo o Brasileirão... Não sou contra o Futebol de maneira alguma. Inclusive sou entusiasta da juventude como atleta.
Contudo, reflitam comigo: Será que não estamos tirando da boca da infância brasileira a comida desejada, das mãos o livro e o conhecimento, do trabalhador o salário merecido, do doente a cura, para dar a uma minoria a oportunidade de reinar a base de “pão e circo”? O que querem esconder quem propõe a festa (tipo chapéu alheio)?
Que venha a copa do mundo e que Deus nos ajude a “lembrar” como votar com decência e sem manipulações.
Texto By Gra Ekermann Jornal Expresso Notícias de 3 de maio de 2014.
#futebol #copadomundo #dinheiroproralo #copa2014 #graekermann #gracianeekermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário