quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRAÇA CASTELO BRANCO ou Dr. Horácio Klabin - uma história prestes a ser esquecida.

A antiga PRAÇA CASTELO BRANCO hoje PRAÇA DR. HORÁCIO KLABIN é um exemplar arquitetônico de grande valor cultural e histórico, representativo da implantação de nossa cidade Telêmaco Borba e que se destaca como imóvel de características arquitetônicas e com detalhes modernos nos anos 60 que no conjunto do Centro Cívico construído forma um espaço único que conta quem somos e de onde viemos inclusive na Praça há o Memorial do Homem de Pedra que simboliza o orgulho e o agradecimento do Município ao trabalhador...

Hoje a nossa Praça, ponto central e histórico de Telêmaco encontra-se abandonada, sem vigias, em péssimo estado de conservação, com muito lixo no seu interior, invadida por mendigos e ameaçada pela ação de vândalos e moradores de rua.

O imóvel sofreu uma série de intervenções que alteraram o valor de obra arquitetônica e porque não falar em Obra de Arte tais como:

  • o   Foram retirados todos os canais de água e foram vedados com terra e grama alterando o desenho de uma Praça que fazia a idéia de uma ilha;
  • o   O Homem de pedra “bruta” foi pintado (é possível colocar cor em obra de arte?);
  • o   A praça tinha um desenho de jardim com diferentes elevações que hoje se perderam num caos de desorganização e falta de manutenção;
  • o   Existem vestígios de fogueiras em vários lugares da praça o que prova a moradia de mendigos;
  • o   Descaracterização da vocação do Bem público e sua edificação com suas principais características estilísticas o que destrói o valor arquitetônico e histórico.

Há, mais que urgente, a necessidade premente de se preservar cada resquício da história e da cultura da comunidade, sob pena do total desaparecimento das formas de ser e de viver daqueles que por aqui passaram e deixaram para os pósteros testemunhos materiais grandiloqüentes, que bravamente ainda sobrevivem ao passar dos anos.

Em breve, se deixarmos, seremos testemunhas da morte da história, da nossa história...
Qualquer obra de MANUTENÇÃO é bem vinda, bem como, quaisquer trabalhos de Resgate Cultural também muito importante.

Levantei esta discussão porque há a previsão de construir na Praça Central e histórica uma Pista de Skate... Quer dizer, ALTERAR TOTALMENTE A CARACTERÍSTICA PRIMEIRA E CÍVICA DE UM PATRIMÔNIO PÚBLICO desviando sua finalidade, sua vocação e mais, apagando sua história.

Obras públicas novas são bem vindas. NOVOS ESPAÇOS ESPORTIVOS, COMPLEXOS ESPORTIVOS SÃO MAIS QUE SALUTARES. Reitero NOVOS.

Uso do Dinheiro público passa pelo Princípio da Finalidade e este deve ser muito bem analisado no contexto reforma e nova destinação. Na administração pública há de se oportunizar e priorizar o que é EFICAZ, o que tem EFICÁCIA e acima de tudo será usado com EFETIVIDADE. E bem sério: não vejo a possibilidade de uma construção da tal pista de skate na Praça do Homem de Pedra cumprirá com êxito tal Princípio Público.


Sou contra e convido a todos os meus amigos e cidadãos a pensar no assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário